Abertura das Olímpiadas reúne milhares de pessoas contra o golpe no país

Mais de 30 mil pessoas foram às ruas em Copacabana (RJ), no dia 5 de agosto, na abertura das Olimpíadas 2016, contra o golpe neoliberal no Brasil.

Mais de 30 mil pessoas foram às ruas em Copacabana (RJ), no dia 5 de agosto, na abertura das Olimpíadas 2016, contra o golpe neoliberal no Brasil. O evento contou com a participação da Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, Frente de Esquerda, CUT-RJ, MST, UNE, MTST, Comitês de Luta Contra o Neoliberalismo e Pelo Socialismo, a Juventude 5 de Julho, assim como dos partidos PT, PCdoB, PCML, PCO, PSOL, PCB, PSTU, entre outros movimentos e organizações populares e sociais.

 Nos discursos foi defendida a luta contra o governo Temer, contra a retirada dos direitos sociais e trabalhistas da população brasileira e contra o impeachment da Presidenta Dilma Rousseff. As Olímpiadas de 2016 também foram alvo de críticas pelos oradores no ato, que observaram os altos custos das obras dos jogos, enquanto os hospitais da cidade continuam sucateados e os professores continuam em greve devido às péssimas condições da educação pública no Rio.

 Os meios de comunicação da grande mídia também foram duramente criticados pelos manifestantes, por impulsionar o golpe contra a democracia no país e, como porta-voz das elites, somente retratar o Rio de Janeiro na área da Zona Sul e das praias que interessam a indústria do turismo e dos grandes negócios internacionais, sem mostrar as mazelas das favelas e dos bairros da periferia onde a violência do tráfico e das milícias atinge níveis insuportáveis para as populações mais pobres.