1º de Maio no Brasil e no mundo: Proletários uni-vos !

O Primeiro de Maio foi um dia de cultura e luta no Rio de Janeiro. Trabalhadores se juntaram na quinta da Boa Vista em prol da Revolução no Brasil

Neste 1º de maio os trabalhadores  saíram às ruas em diversos países: China, Cuba, Alemanha, Paris, Rússia, Grécia, Espanha, México,Venezuela, Bolívia, Colômbia, Filipinas, e muitos outros. Uns  saíram para comemorar as conquistas da classe trabalhadora, e outros para protestar contra a perda de direitos trabalhistas e reivindicar por melhores salários e condições de trabalho e vida.

 

Em Cuba milhões de trabalhadoras e trabalhadores desfilaram pela Praça da Revolução, na capital Havana, para ratificar sua opção pelo socialismo. O desfile foi encabeçado pelo presidente Raúl Castro e contou com  a participação de 21 brigadas de solidariedade com Cuba e 147 organizações sindicais: 233 sindicalistas e grupos de solidariedade do Uruguai, 218 da França e 67 dos Estados Unidos. Os trabalhadores usavam camisas vermelhas,  agitavam bandeiras da mesma cor, na presença de autoridades revolucionárias, entre elas, o primeiro vice-presidente José Ramon Machado Ventura, Salvador Valdes secretário-feral da Central dos Trabalhadores. Entre as reivindicações do povo cubano estava a luta pela libertação dos Cinco Heroís cubanos: Gerardo Hernández, René González, Ramón Labañino, Antonio Guerrero e Fernando González  que cumprem condenações que chegam até o dobro da pena perpétua  por informar ao governo de seu país e impedir a execução de planos terroristas contra Cuba, organizados por grupos anticubanos assentados em Miami, Flórida, e que lá vivem livres, sob a proteção da Casa Branca.

 

No Rio de Janeiro,  o Partido Comunista Marxista-Leninista (PCML-Br), o Centro de Educação Popular e Pesquisas Econonômicas e Sociais (CEPPES), o Movimento Nacional de Luta Contra o Neoliberalismo (MNLCN), a Cooperativa INVERTA a Juventude 5 de Julho e  o Centro Cultural Casa das Américas - Nova Friburgo, realizaram mais um ato político-cultural na Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristóvão, Zona Norte-RJ, ponto histórico de concentração dos trabalhadores. Neste ano o evento foi antecedido por pequenos atos: no dia 28/05, foi realizada uma agitação política na Central do Brasil com o jornais INVERTA e Granma Internacional, e o Manifesto do 1º de Maio; na sexta, o PCML em conjunto com outros seguimentos do movimento social (Sindicato Estadual dos Profissionais em Educação-Nova Iguaçu (SEPE-NI), SEPE-Paracambi, Sindicato dos Comerciários, e partidos (PSTU e PCB) denunciou em Nova Iguaçu o abandono em que se encontram os trabalhadores desta cidade da baixada fluminense, e os trabalhadores brasileiros, em geral.

 

Na Quinta da Boa Vista, o evento foi iniciado com a leitura do Manifesto, em seguida, foi realizada uma marcha com militantes vestidos camisetas que formavam a palavra de ordem: Proletários de todos países, uni-vos!. Ao mesmo tempo que denunciavam os descasos da classe dominante, a falta de saúde, educação, habitação, emprego, saúde  salário digno, e conclamava os trabalhadores a se organizarem para transformar a sociedade. Por onde a marcha passava, a população recebia o INVERTA e faziam manifestações de apoio.

Após a marcha foi iniciado o ato político com a leitura do Manifesto do Primeiro de Maio,  por Antônio Cicero Sousa (CEPPES), que falou sobre a crise do capital e a ofensiva neoliberal. Leandro Pereira (J5J) denunciou o abandono e falta de perspectiva para a juventude no capitalismo e reafirmou que, frente a falta de perspectivas saudáveis , dignas e justa para os jovens, cabe aos mesmos, o papel de se organizar e inverter esta realidade. José de Moura (PCML-RJ), e Osmarina Portal (MNLCN) coordenaram o ato, e falaram da situação em que se encontram os trabalhadores, sem investimentos na saúde, na educação, sem moradia, e os salários aviltantes, destacando a necessidade dos trabalhadores se organizarem para a lutar por uma nova sociedade: a sociedade comunista!

 

Várias atrações culturais estiveram presentes, como os cantores de São Cristóvão, que passavam pelo local,  denunciando um outro ato que havia sido programado e nos solicitaram o espaço para divulgarem seu trabalho e prestigiar o evento; em seguida, se apresentou a Companhia de Teatro do Comitê Cultural Casemiro Damásio, que apresentou “O Pagode do Esculacho” e a peça  O Explorador de Calçados.

 

Também se apresentou o companheiro Ananias, trazendo junto, em estreia nossos eventos, Moraes do Acordeon e a Banda Fera Show; Pedro Monteiro, vocalista da banda América Vermelha também fez sua homenagem aos trabalhadores, apresentando sua música composta especialmente para os trabalhadores intitulada 1º de Maio. Francisco Cassiano, declamou poemas de Castro Alves, Marighela e Cruz e Souza.

 

Georgina  Queiroz, representante nacional do PCML, abordou a conjuntura na qual se realizou este 1º de maio, lembrou os países que fizeram sua revolução, saudou vários lutadores que tombaram em prol da liberdade dos oprimidos e reafirmou o que podemos alcançar se marcharmos com a direção e com posições corretas.

 

O ato, como em anos anteriores, foi encerrado com todos cantando a Internacional Comunista. Os participantes  afirmaram que este ato foi bastante significativo  e destacaram: “a caminhada pela Quinta fazendo agitação política e propagandeando nossas ideias, através da entrega do jornal e do panfleto, foi muito importante; víamos claramente a reação de apoio do povo que aqui se encontrava”.

 

Proletários de todos os países UNI -VOS!

 Sucursal – RJ