Theotonio dos Santos realiza palestra no Projeto Saberes de Outubro em BH

O Sindicato dos Profissionais em Educação de Belo Horizonte (SINPRO) deu abertura ao projeto Saberes de Outubro no dia 04 de outubro com uma palestra na sede do sindicato com o professor Theotonio dos Santos sobre a crise econômica mundial.

O Sindicato dos Profissionais em Educação de Belo Horizonte (SINPRO) deu abertura ao projeto Saberes de Outubro no dia 04 de outubro com uma palestra na sede do sindicato com o professor Theotonio dos Santos sobre a crise econômica mundial.

Em uma apresentação repleta de dados sobre a economia internacional – como Produto Interno Bruto (PIB), nível de reservas, dívida pública de vários países – este grande economista explicou em linhas gerais que vivenciamos uma tremenda crise no sistema capitalista, que representa o fim da hegemonia dos EUA, país que “passou definitivamente a segundo lugar”, pois mesmo que crescesse a uma taxa otimista de 4% ao ano, não conseguiria alcançar os níveis de produção e de reservas da China, que também é hoje a maior credora da dívida dos EUA.

Começou sua palestra contando parte da história da Teoria da Dependência, apontando à diferença entre a elaboração dele juntamente com Vania Bambirra e Ruy Mauro Marini, e a elaboração de Fernando Henrique Cardoso e os economistas da CEPAL; inclusive, a disputa política que representou o debate teórico entre as duas correntes de pensamento. Desmascarou falácias da proposta neoliberal – como “estado mínimo”, “eficiência” e “equilíbrio fiscal” – apresentando dados sobre a economia brasileira antes de FHC, depois dele e depois do governo Lula. Estes comprovaram que o Brasil aumentou em mais de dez vezes sua dívida durante o governo FHC, de 56 a 850 bilhões de dólares; enquanto sua participação no consumo mundial caiu de 1,2 a 0,8%. Já no governo Lula, a exportação do país passou de 50 bilhões de dólares a 150 bilhões.

O marxista de reconhecimento internacional citou vários motivos para que o imperialismo retomasse seu projeto neoliberal hoje e explicou a ofensiva contra o Brasil e a América Latina nesse contexto. Ainda que as transformações ocorridas no Brasil não tenham sido tão radicais, elas representaram mudanças significativas na vida de muitas pessoas. O projeto de integração continental também representava um avanço gigantesco para a América Latina no cenário internacional. O golpe contra o projeto de país desenvolvido pelo PT é mais um exemplo da cruel repressão imposta historicamente às economias que ousam sair de seu lugar colonial e subservente aos centros imperialistas – assim como a pujante economia de Minas Gerais no século XVIII teve que ser fortemente reprimida para se manter sob jugo colonial.

Para Theotonio dos Santos, os golpistas que estão no poder estão seguindo o mesmo caminho dos teóricos da classe dominante brasileira no século XIX, que argumentavam a grandiosidade dos portugueses e espanhóis; ou seja, estamos enfrentando “uma classe dominante decadente”. Vamos ter dois ou três anos de uma luta intensa pelos recursos dos quais o Estado pode dispor, anunciou, concluindo que temos que “nos preparar para uma luta de grandes dimensões”, que já está aberta.

Sucursal BH